Vela de Aniversário?




Entre dúvidas sobre o porquê da vela de aniversário, encontrei lendas e compartilho a “minha” história. Um modo de celebrar a  amizade com quem aniversaria.

Diz a lenda que apagar velas no dia de aniversário é coisa dos gregos. A deusa Artêmis,  representada pela Lua, era homenageada com um  bolo redondo coberto de velas acesas. Assim,  a deusa da caça deliciava uma doce lua cheia. Portanto, o bolo de aniversário é  a evolução de um preparado de mel e pão, no formato de uma lua, que os fiéis levavam ao famoso templo para homenagear sua Deusa.

O tempo levou o ritual para lugares outros,  contagiando os afetos de camponeses alemães com suas crianças. Agora a invenção tinha o toque infantil. Ao  raiar do dia  - sim,  tinha que ser cedo como um bom hábito alemão -    as velas eram acesas para acordar  a criança com a chegada do  bolo. E aí surgiram muitas variações,  como a de  apagar todas as velinhas de uma só vez, fazendo um pedido cuja realização depende de ser   mantido em segredo. Para outros,  deve ser colocada uma vela  a mais do que a idade comemorada,  indicando a luz da vida que segue.

Até aí, tudo pareceu delicioso,  neste ritual de celebrar a vida. Mas apagar velas dá uma sensação de apagar o tempo vivido... Então, encontramos  mais um detalhe que a imaginação que faz a vida cuidou: apagar as  velas tem por função  gerar a  fumaça que leva ao céu  as preces dos fiéis e os desejos da Deusa,  tornando-os estrelas.

Então, acenda velas em teu aniversário. Mais um ano? Muitos anos? Parabéns, estás enunciando   que mais vida foi experimentada. Apague as velas com a alegria  compartilhada daqueles que celebram contigo. Envie  ao  céu os desejos mais queridos, pois se tornam  estrelas a iluminar o caminho que acolhe os feitos de tua vida. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe e o "quanto baste"

Esquecer?

Um fio para guiar a intimidade