Uma turma imaginária.




O final de semana foi marcado pelo singular encontro com Milton Nascimento em Porto Alegre. Enquanto aguardava  o show  revisitava os sentidos que suas músicas embalaram nos sonhos juvenis. 

Quero falar de uma coisa... adivinha onde ela anda...

Lembrei da primeira casa que habitei e de como organizava uma turma imaginária para dar aulas com  um pouco de giz e um conteúdo  que minha memória deixou no tempo que passou.

A vida seguiu e a escolha pelo curso de psicologia aconteceu. Com certeza, entre as paredes da turma da  PUC, poucos imaginariam que eu me tornaria uma professora universitária.  Estudante dedicada, posicionada com a história política herdada de meus pais, mas falar para mais de cinco pessoas era algo pouco provável...

Não sei identificar em que momento essa virada aconteceu. Mas a sensação que retorna indica   que a vontade de ensinar era superada pela impiedosa  vontade de aprender que me acompanhava. Procurei alguns esconderijos, na tentativa que essa  vontade passasse desapercebida de minha existência. Não funcionou! A tal vontade estava atenta a qualquer  piscar de olhos que trouxesse o brilho de uma interrogação.

A experiência educativa foi sendo afirmada com estagiários de psicologia, educadores  populares,   colegas, e quando percebi a tal turma já não era imaginária. Passei a ter companhia permanente para aprender!


Em dias de despedida com a chegada da  formatura percebemos que uma história de aprendizagens prosseguirá nas trajetórias peculiares que cada um irá traçar... Aprenderam, aprendi, conjugamos o verbo aprender sem temer o destino de nossas diferentes posições, pois o compromisso foi o trabalho  que  nos convoca a fazer psicologia,  um fazer com o outro. 

Uma formação amiga que  ultrapassou os conteúdos prescritos, afinal como não falar de quem nos tornamos no processo de aprender psicologia?

A saudade  chega, mas  a memória está povoada de mais um grupo que faz da turma imaginária de minha infância um livro a ser consultado em qualquer tempo que a vontade desejar. Temos uma história para contar.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe e o "quanto baste"

Esquecer?

Um fio para guiar a intimidade