As aulas voltaram com "Socorro Nobre".


Sexta feira, 02 de março de 2012.

8:16
Na abertura das mensagens do dia, encontro a mensagem “ Filme Socorro Nobre”. Vinha de Paula Marques, amiga e colega pesquisadora. Estamos a falar, pensar, pesquisar,  entre perguntas com  o aprender e a liberdade. 

Ela, por escutar uma criança que lhe procura para aprender. O menino   faz pares, trios, quartetos  com as  letras que dançam em seu caderno, mas não param em sua memória para virar leitura de palavras, frases, texto. Ele faz isso no tempo que sobra, depois da escola e de seu trabalho em casa. Depois da escola? Sim. Na escola não consegue aprender. Ou seria porque na escola não consegueM  aprender com ele...

Eu, entre adolescentes que não encontram um lugar na escola depois de estarem marcados pelo percurso de um ato infracional. Com certa insistência  podem virar um * para alguém olhar com mais atenção para este “caso”. Mas há uma fila de espera para adolescentes, com ou sem infração,  aprenderem...

Um dos filmes que nos ajuda a pensar esta vida brasileira é Central do Brasil.  Depois de falarmos sobre isso até as 22 horas de primeiro de março, cai na  minha caixa de mensagem, às 00:46hs de dois de março, um vídeo que esteve entre as  inspirações de Walter Salles  para a escrevedora de cartas de Central do Brasil. 

8:26 
As lágrimas invadem... A  tristeza de uma humanidade    que faz da liberdade uma vida que aprisiona. A  sensibilidade  de uma arte, inspirada nas  terras brasileiras,   que faz    das   palavras o encontro com a liberdade.

“trabalha com uma coisa que todo mundo joga fora”
Maria do Socorro Nobre.

Março chegou e as aulas voltaram...


Comentários

  1. Muito sensível a narrativa. Muitos brasis na Central do Brasil.Difícil tarefa manter a concentração e atentar para o que tem valor na vida, dar valor para o que mantém a vida da gente potente, alegre, celebrativa. Uma arte de todo dia e de quando em vez.
    Bjs,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe e o "quanto baste"

Um fio para guiar a intimidade

Esquecer?