Amiga das mãos




Pequenos  dilemas do cotidiano feminino:

Unhas pintadas.
Perfeitas.
E um pedacinho de esmalte resolve fazer festa em outro lugar.

Semana após semana para ter unhas longas.
E, simplesmente, uma resolve fazer companhia ao acaso!

E aquele  pedacinnho de pele ali, solicitando uma mordida …



Argumentos óbvios, tais como “não pinte”, “tesoura nelas”, “deixe todas naturais”, simplesmente fazem parte de outro planeta, quando tratamos deste especial prazer feminino.

Prática secular que marca desde o ritual de um povo,   o adereço para uma  festa, o planejado detalhe de um momento de sedução, a boa sensação com a ponta do toque. Ou, para outros,  mais um vício de consumo  escravizando o corpo e o bolso!

Confesso que se por um tempo fui do grupo das desligadas deste  gosto, hoje degusto minhas mãos dedilhando pontas coloridas e dizendo  do tom  que a vida me convoca. Até porque, ir à manicure pode ser  bem mais que cuidar das unhas.

Você até pode fazer isso sozinha. Tem   tutorial, blog, e outras facilidades dos dias atuais. Mas perder a possibilidade de tagarelar entre mulheres e ousar com a arte da pintura de suas mãos??

Seja uma prática antiga, uma mercadoria  ou  um  toque de sedução, o cuidado das mãos pode  estender-se pela conversa da vida que se faz  em  atos cotidianos. Portanto, na loucura dos dias atuais, você tira um tempo para entregar suas mãos. E, ali , decanta o dia, seja no inicio da manhã com tudo por fazer;  no intervalo do almoço e aproveita a dieta; quem sabe, no final da tarde,  para pensar no que  (não)  fez e no que a noite pode oferecer.

Ela chega.
Te recebe  com um minucioso olhar .
Antes das mãos, o humor, pois  esta é a pista para os próximos 30 ou 40 cruciais minutos de duas vidas (…e muitas outras que vão habitar peles, lixas e cores…).

O cuidado das mãos vem acompanhado da oportunidade  para  “curtir” a vida ao vivo, muito  além  do “face” . O   toque pode disparar   uma conversa medida por pequenas dicas que dão  forma para nossas expectativas: cortar, arredondar, mais quadrada, quem sabe mais comprida com artefatos mágicos. E aí vem uma maleta repleta de cores inimagináveis para marcar o impasse: que cor  terão seus próximos dias? 


Tom da cor, tom da conversa.
Noticias  animadoras, outras tristes.
Silêncio.
Tudo que faça deste intervalo um povoado tempo de tagarelar, rir, desabafar, chorar se necessário, pois um ombro estará ali.

Uma advertência: elas são divinamente diabólicas!!
Dia desses,  antes de viajar, a recomendação era vermelho, mas escolhi o famoso branquinho, aquele que elas  cansam de repetir, entre tantas cores maravilhosas que ficam esquecidas. Fui ao destino planejado no  outro lado  do pais. 
Ao acompanhar uma amiga no cuidado de suas mãos, pois  não poderia perder um minuto da   conversa que há muito  não tínhamos,  uma manicure veio pintar minhas unhas. Logo disse  que não seria necessário, ostentando minhas unhas brancas. Ela olhou para minha mão e sentenciou: deverias colocar um vermelho! Alguma dúvida quanto  a  “minha” decisão?


Naquele dia descobri  que minha querida manicure controlava minha vida em qualquer lugar. Chip, GPS, rede social, não sei…
Mas o mais diabólico  dessa artimanha vem agora. A unha que passou do tal  branquinho para o vermelho beijo, entrou na pauta da sedução de um encontro amoroso. 
Pode? Sim, estou nas  mãos dela!!!

A  amiga das mãos adivinha  o tom da cor de nosso dia, seja para afirmar o vermelho, vacilar com nosso olhar e perceber que é preciso ficar com o cinza, enviar mensagens telepáticas para outras terras. Enfim , ela   faz de vontades que desconhecemos um ato de atenção cuidadosa  entre alegres mãos femininas cúmplices.

E como diz a música:
O carinho, a mão amiga,
Para aliviar meus ais.
Depois que eu me chamar saudade
Não preciso de vaidade
Quero preces e nada mais[1]


 Parabéns Marion, mar e ion que movimentam moléculas de boas (e fortes!!) energias para navegar uma vida amiga.



[1] De Nelson Cavaquinho “quando eu me chamar saudade”. Na voz de Nina Becker com belas unhas vermelhas! http://www.youtube.com/watch?v=ehbWnsgsXnk

Comentários

  1. Ai Gislei... Gislei


    Entre tantas palavras bonitas fico sem argumentos e sem agradecimentos...a unica pessoa que posso agradecer hoje e a Deus por ter colocado uma pessoa tão especial em minha vida.
    E ao contrario do que achas... vc é que me faz toda a diferença quando me permiti colorir sua vida.
    BEIJOS DA MANICURE QUE É UMA DE SUAS MAIORES FÃS

    OBRIGADO

    MARION

    ResponderExcluir
  2. Fazia tempo que queria ler esse texto. Fiquei curiosa quando me contastes dele. Adorei!!!!! Me emocionei em alguns momentos.
    Já experimentei sentimentos muito intensos nesse breve momento de "fazer a mão". Nossa!!!! Disse e ouvi muitas coisas. Repensei comportamentos. E pude "cuidar" daquela que cuidava da minha mão.Dez pra tua iniciativa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe e o "quanto baste"

Um fio para guiar a intimidade

Decantar