Falta muito?




 Em viagens com meus filhos, quando crianças, saltitava  a pergunta: falta muito? 
Para dar conta da direção, do percurso a observar e da pergunta  a insistir, passei a organizar um mapa de distâncias. Dividia o trajeto em quatro partes.  Assim,  o tempo deixava de cronometrar e os pedaços da viagem aconteciam. Independente da distância,  importava o enredo dos pedaços de tempo que marcavam  o percurso, pois na intensidade da criança toda sua vida pode estar contida em  poucos quilômetros!


 Bem,   primeiro de  julho chegou, virou a noite trazendo dias de lua  cheia,  e já estamos na metade do ano. Falta muito? Mais seis meses de uma rosa dos ventos que pode ser muito de sul ou  de norte. Quem sabe um pouco de cada, passando também por leste e oeste? A tentativa de definir o destino do vento que produz a vida faz o ar transbordar. Resta  bordar as direções no mapa das vontades e   aprender  os pontos   vivendo.  Assim, enfileiramos  os dias, as semanas e os meses no bordado do destino. 


O pensamento anda e  a parada foi a quilometragem dos anos de uma  vida: 
"4 . falta muito?".  
Dizem que a década dos quarenta indica o meio do caminho. 
A pergunta que parecia obra da infância segue seu saltitar, então, ficamos a  medir o tempo vivido e o que dele fizemos.  A  inconformidade  com alguns  pedaços da viagem  já cumprida e seus  ventos revoltos é desviada nos atos do cotidiano. Ao sair  do trabalho, encontro  uma colega aposentada que permanece  trabalhadora assídua no projeto que acredita e faz acontecer. Convicta de seus pontos de bordar a vida, ela enuncia  a medida  de seu último aniversariar:   90 anos!


Porto Alegre 
O acaso e  suas artimanhas para nos dar respostas. Parece que nada falta, pois podemos muito em um, dois, três ou quatro pedaços de vida. Não sabemos a extensão destes pedaços, mas a intensidade de cada instante é uma escolha. Andamos  atrapalhados com a overdose do que deve e falta ser no trajeto  das expectativas, quando é preciso  estar no tempo para    experimentar a dose de vida  na homeopatia de cada dia. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe e o "quanto baste"

Um fio para guiar a intimidade

Esquecer?