Ensinamentos da vida: Vô Dionísio.




Dia dos pais nos leva a visitar a estrada do lugar da paternidade percorrida em nossas vidas. Meu pai partiu faz algum tempo, mas  sua presença  permanece nos aprendizados herdados e atualizados no caminho que segue. 

Nesta caminhada encontrei   familiares e amigos que dão continuidade a essa herança de afetos e valores. Entre eles,  uma figura muito querida  pousa  em minha minhas letras, e escolho parabenizar de modo especial neste dia dos  pais.

Falo de um pai, avô (de meus filhos) e  bisavô,  com quase um século de vida. 97 anos feitos  do cuidado com a vida passo a  passo. Em seus atos o dedicado cultivo das relações com seus filhos, netos e bisnetos. Com  certeza "um pouco pai" de muitos que moram em Nova Prata e nas redondezas desta bela cidade do interior gaúcho, pois sempre atento às relações da comunidade  na busca de uma  vida solidária. Cidade que o conhece pelos passos nas ruas,  já marcados com  sua história, entre  décadas que produzem sentido para todos.

Nova Prata - RS
Em tempos de descrédito na vida política, com ele lembramos a  prática da discussão e de uma séria  organização partidária,  com a convicção  de que um voto pode fazer  diferença. Sim, sempre estive na oposição de  sua escolha, mas isso nunca foi impossibilidade  de convivência. Pelo contrário, indicou  caminhos da  construção de posicionamentos e projetos a serem assumidos.

Então, escolhi falar deste pai, pois com ele afirmo  aprendizados entre heranças afetivas e  efetivas. A presença de adultos que assumem sua vida com determinação,  compartilham sua  experiência de envelhecimento e indicam  ensinamentos de escolhas  a serem cultivadas em nossas vidas.

Encontramos algumas pistas de como um século de vida foi sendo edificado:
- Dedicado aos prazeres que temperam a vida: o amor, a conversa,  uma horta, as viagens, um carteado, um bom vinho.
- Determinado com o que lhe traz segurança: a família,   o trabalho e  a celebração destas formas de pertencer e ser.
- Posicionado  em suas convicções : a fé  e  a política experimentadas no respeito e diálogo com a comunidade em que vive.


Escolhas sobre as quais  podemos discordar, mas que apreciamos por serem límpidas e expressas com clareza, possibilitando  pensarmos em quais são as nossas opções ...

Alguém que nos inspira com uma história feita da determinação de suas vontades  e da conquista da vida que acredita. O gosto pela vida como tarefa a ser alimentada  todos os dias, com hora marcada no relógio!!

Parabéns e meu especial  carinho ao Vô Dioníso que   com sua presença nos torna esperançosos com o nosso futuro, lançando luz para conquistarmos  as pistas de nossa  longevidade. 

Comentários

  1. Linda a mensagem. Lisonjeado ele ficou ao ouvi-la. Comovidos ficamos com sua emoção. Que belo este teu gesto. Em seu nome: obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Um fio para guiar a intimidade

Esquecer?

A lucidez de Elena